Estive ontem na UNICAMP para consulta com a nutricionista. Estou bem e a minha dieta alimentar tem fucionado. As vezes encontro alguma dificuldade com a alimentação e sobre isso questionei com ela. A orientação que recebi é que agora, depois de quase quatro meses, eu já posso me alimentar quase que normalmente devendo apensa continuar com alguns cuidados. Devo evitar comida gordurosa e muito calórica, excesso de doces e refrigerantes. Não posso me esquecer que udo o que engordava no passado continuará a engordar agora. O fato de não mais ter o indice alto de Glicose no sangue e me libertar totalmente dos remedios para Diabetes não devem me enganar e me fazer consumir doces e guloseimas. Devo me alimentar seis vezes ao dia e ser cuidadoso com a qualidade de minha alimentação, nem sempre não comer muito significa comer corretamente; os alimentos tem funções específicas e precisamos considera-las para o bom funcionamento dos nossos orgãos. Existe o grandec risco de voltar a engordar se não tomar conta da alimentação. Ainda é minha a responsabilidade de administrar o meu novo corpo Não existe sorte, existe esforço e perseverança. Não posso desprezar nenhum tipo de alimento e tentar "substituir" por outro que não seja do mesmo grupo alimentar, cada refeição é uma construção e precisa de tijolos, cimento e pedreiro, só os tres juntos funcionam bem. Não posso fazer essa construção sem um dos componentes. Na alimentação é a mesma coisa
OS GRUPOS
Grupo 1:
Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carbohidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos.
Grupo 2:
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores,
ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.
Grupo 3:
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Grupo 4:
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras.
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc,
Grupo 5:
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
São as Carnes e ovos;
Grupo 6:
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
Grupo 7: Óleos e gorduras; 120 kcal;
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades.
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.
Grupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal;
São alimentos energéticos que provêem muita calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
Fontes: Universidade de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário